Durante décadas, a baladeira Porto Seguro levou a fama de ser a primeira praia do Brasil (aquela onde os portugueses tiveram o ‘achamento desta vossa terra nova’).
Eduardo Vessoni | Viagem em Pauta
Mas foi na discreta Barra do Cahy que aqueles europeus pisaram, pela primeira vez, em território que viria a se tornar o Brasil.
© Fornecido por Viagem em Pauta |
Localizada em Prado, no extremo sul da Bahia, a Barra do Cahy parece do mesmo jeito da época em que aqueles homens avistaram terras do lado de cá do continente, no dia 22 de abril de 1500.
Praias desertas, extensas faixas de areia virgens e ‘muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chamam botelho’, em referência às algas. Hoje, uma única construção nos lembra que estamos em tempos atuais: o restaurante Glória, estabelecimento que fica dentro de uma fazenda local.
“Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; (…) ao monte alto o capitão pôs nome – o Monte Pascoal e à terra – a Terra da Vera Cruz.”
Essa seria a descrição na famosa carta de Pero Vaz de Caminha, o escrivão da armada de Cabral que registrou a chegada às novas terras, que, anos mais tarde, derrubaria a tese de que o Brasil português teria começado em Porto Seguro.
De nenhum outro lugar da região, segundo guias locais, o Monte Pascoal pode ser avistado, exceto na Barra do Cahy. A Barra fica a 18 km de Cumuruxatiba, aproximadamente.
Atualmente, a praia abriga a réplica de uma cruz de madeira e um trecho da carta de Caminha, onde se lê: “Barra do Cahy, aqui nasceu o Brasil”.
Cumuru, como também é conhecido, é um distrito de Prado e pode ser visitado em passeios de barcos por mangues da Barra do Cahy, onde o mar se encontra com o rio Caí, e Corumbau, o último destino do município, ao lado de Caraíva, em Porto Seguro.
Como se orgulham alguns moradores da região, a sorte da região foi, justamente, não ter tido acesso asfaltado como destinos baianos vizinhos, como Trancoso e Arraial d’Ajuda.
Comentários
Postar um comentário